domingo, 20 de março de 2011

Novas Tecnologias no Ensino


Como já conhecido por muitos, a precariedade no sistema de ensino assim como falta de verba para implantação de novas tecnologias. Na busca pela rede apareceu um artigo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde obteve-se uma pesquisa em Novas Tecnologias no ensino.

O intuito dessas novas tecnologias vem á auxiliar o professor em sala a fim de maior interação do aluno na matéria, afinal de contas utiliza-se muito o ver para crer nos alunos. Mas para criação de tal software foi necessário uma equipe multidicisplinar. Este software vinha destinado aos deficientes Visuais.

Partindo da questão da deficiência, onde estas pessoas eram destinadas á ficarem em casa ao atual contexto de inclusão total do indivíduo independente de razão social. Seria a política educacional para uma maior acessibilidade pedagógica e arquitetônica com o desenvolvimento tecnológico provindo suturar tais fatores estruturais do ensino. O Objetivo fundamental em si seria a questão do deficiente trazida á normalidade baseada em conceitos da cidadania.

Para tal ocorrência do software foi necessário a busca de um programa livre, no caso o sistema GNU/Linux e a distribuição do Ubuntu implantados para a adoção do protótipo e seus possíveis testes em usuários. O leitor esolhido foi o Orca por possuir maior gama de desenvolvedores, e para interpretação para a saída de voz o Festival e o Speak. Vamos ao método do sistema:
  1. Dispositivos de entrada: mouse, teclado;
  2. Acessibilidade baseada em voz sintetizada: reprodução da ação do usuário no sistema de som no computador;
Para o desenvolvimento do software foi utilizada a linguagem de sripts orientada á objetos por demosntrar maior avanço no aprendizado. A variação também foi levada em conta com diversos métodos de interagir seja este por brincadeiras referentes ao assunto ou pela próproa demonstração por imagens. Os testes mostraram a usabilidade do protótico assim como a interação entre o sintetizador Speak através do Orca.

Enfim um projeto simples para acessibilidade do deficiente assim como auxílio ao professor muitas vezes não formados para a questão da inclusão e usufruir do avanço tecnológico para interação sociológica e pedagógica no auxílio da questão da inclusão dos deficientes.

Resenha de artigo Retirado de: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/6gMirian.pdf


Um comentário:

  1. Ola Pessoal,

    Deixem sempre os links ativos nas postagens, isso facilita a navegação..
    Legal o artigo. Software de reconhecimento de voz.E vcs ja pensaram que tipo de sistemas irão desenvolver?

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